top of page
Serie de Luminarias Nexo
Ano: 2020
Autor: Pedro Palmer
Imagens: Sarah Toledo
Após a conclusão do domo geodésico e, consequentemente, do curso de Arquitetura, eu ainda estava buscando novas aplicações do tema de estudos que tanto me interessava: os sistemas de vigas recíprocas. Com isso, decidi colocar a teoria em prática mais uma vez, no entanto com objetos menores e mais perenes, feitos de materiais mais duráveis, e que pudessem ser presentes no dia a dia de uma residência. A solução veio na forma de uma série de luminárias, cuja forma remetesse aos cinco* poliedros platônicos.
As peças tem uma concepção de caráter minimalista e moderno, tendo suas próprias características construtivas como fator protagonista em sua estética. São adotados materiais e acabamentos industriais, como a pintura eletrostática, os parafusos aparentes, e os anteparos de algodão cru, dando às luminárias um caráter austero e elegante.
O conceito do desenho parte de uma lógica de produção em série em que barras de alumínio com a medida fixa de 30cm podem tomar a forma dos diferentes sólidos conforme varia o posicionamento de seus furos. Entre as barras, são colocados anteparos tensionados de algodão crú, que servem para atenuar e difundir a luz que sai do interior da luminária. Todas as peças eram confeccionadas de maneira artesanal dentro da minha própria casa, assim como era feita a montagem.
A série de luminária foi produzida comercialmente durante um período, no entanto atualmente as peças são feitas sob encomenda uma vez que a sua produção em série se tornou incompatível com a ênfase profissional que eu preferi dar à produção arquitetônica.
*Os leitores mais atentos estarão se perguntando: cinco poliedros? Mas só vejo quatro luminárias. De fato, na série, o octaedro acabou ficando de fora por um fator bem simples: a geometria desse sólido faz com que, em sua versão de vigas recíprocas seja impossível colocar os parafusos. Por isso, ele é um sólido apenas teóricamente possível de se alcançar nesse tipo de arranjo estrutural, na prática no entanto isso não é viável.
bottom of page