top of page
Stand W.A.S. - Adventure Spors Fair 2017
Ano: 2017
Cidade: São Paulo/SP
Autor: Pedro Palmer
Imagens: Escoteiros do Brasil - Região de São Paulo
Enquanto estagiava em um escritório voltado para arquitetura hospitalar, recebi da minha chefe uma inusitada demanda. Precisávamos elaborar uma estrutura efêmera para ser o stand de exposição de uma ONG em uma feira cujo tema era aventura. Passávamos por um período de grande volume de trabalho a ser realizado, e prazos extremamente corridos, portanto fui incumbido de projetar em curto tempo uma estrutura que cumprisse essa demanda.
Como condicionante, a estrutura deveria ser feita em bambu, pelo grupo de escoteiros que havia disponibilizado sua mão de obra e os materiais. O stand deveria ocupar um espaço de 6x15m, e ter amplos vãos para receber uma exposição de fotografias, e objetos. Vi na demanda uma oportunidade fantástica de conceber algo pouco convencional que brilhasse na feira, no entanto para isso era importante levar em conta as condicionantes: a complexidade do projeto não poderia inviabilizar a sua execução pelos jovens escoteiros.
Após muito meditar no assunto concebi a idéia de três pórticos idênticos, com a viga inclinada, e dispostos de maneira alternada em dois módulos de 6x6m e um terceiro de 3x6m. Sobre eles, seria disposta um pergolado de bambu que, pela disposição das vigas, formaria três belos parabolóides hiperbólicos, cuja forma curva refletiria bem o espirito aventureiro da ONG expositora - W.A.S. (World Adventure Society). Assim, de uma maneira simples, porém engenhosa, seria atingida uma forma bastante complexa e surpreendente.
A concepção do projeto foi bastante solitária, e acompanhada pelo constante receio de estar passando dos limites, propondo algo muito lunático -devo lembrar que na época eu era apenas um estudante de 21 anos, e minha vontade de realizar feitos inovadores era proporcional à minha insegurança como profissional. No entanto o projeto foi recebido com encantamento, primeiramente pela minha chefe, em seguida pela ONG, depois pelos escoteiros que a executaram e, por fim, pelo público da Adventure Sports Fair de 2017.
Clique aqui para ver o vídeo produzido pelos Escoteiros do Brasil sobre o projeto.
bottom of page