top of page

residencia panela velha

Ano: 2023
Cidade: Jaboticatubas/MG
Autor: Pedro Palmer
Área: 146m²


      Tradicional em termos de materialidade, porém moderna em termos de concepção, assim é a residência Panela Velha.
     Buscando inspirações nas vernaculares tipologias da Casa Bandeirista (ver casa de Padre Ignacio) e sua equivalente paraguaia, kulata jovai, foi adotado o recurso de intercalar maciços estruturais com vazios. No entanto nessa residência em vez de apenas dois blocos edificados, como é nessas tipologias tradicionais, temos cinco elementos sobre os quais pousa a leve laje de piso e o onipresente telhado cerâmico (favorecido pela ausência de caixa d’água sobre a casa - uma das vantagens dos terrenos em declive). Os vazios que permeiam os blocos edificados foram fechados por painéis leves de madeira (sempre recuados, para uma maior proteção com relação à umidade) e grandes portas de vidro, criando independência entre estrutura e vedação.
     Graças a essa incomum disposição, o projeto associa dois conceitos aparentemente inconciliáveis: a alvenaria estrutural e fachadas livres, tão exaltadas por Corbusier. Por fim, essa disposição compartimentada da casa permite com que as varandas tenham privacidade entre si, apesar de estarem todas voltadas em direção à visada principal. Na fachada oposta às varandas, temos uma série de janelas altas, que promovem a ventilação cruzada, ao mesmo tempo que preservam a privacidade da casa com relação à rua.
     Em termos de materialidade a casa beira o extremo do rústico, com alvenarias de solo cimento expostas, baldrames de pedras, paredes e estrutura de telhado de madeira e telhas cerâmicas. A despeito de seu conceito moderno, a materialidade mostra que a casa poderia ter sido construída da mesma maneira em épocas que precediam o concreto armado.

Faça seu projeto conosco.

  • Whatsapp
  • Telegram
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page